Bem Vindos!



sábado, 2 de outubro de 2010

Reciclagem de Latinhas

 As latinhas de alumínio são líderes em reciclagem no Brasil, o que traz benefícios para a população e para o meio ambiente. "Há nove anos consecutivos o Brasil leva o troféu mundial de reciclagem de latas de alumínio, reaproveitando 96,5% das usadas e com grandes possibilidades de chegar a 100%."

Veja o ciclo de reciclagem das latinhas:




Importante:

ü    O alumínio pode ser reciclado infinitas vezes sem perder sua qualidade;
ü    A lata de alumínio é leve, prática, fácil de transportar, resistente à umidade e à luz, não enferruja e gela mais rápido;
ü    A latinha retorna ao ponto de venda em apenas 30 dias;
ü    Uma tonelada (mil quilos) de alumínio reciclado evita a extração de cinco toneladas de bauxita, mineral a partir do qual se produz o alumínio;
ü    A reciclagem de alumínio economiza 95% da energia elétrica necessária para a produção do metal primário. Isso equivale à quantidade de energia suficiente para abastecer uma cidade com mais de um milhão de habitantes.

"
Depois do papel, que vem em segundo lugar na cadeia de reciclagem, com 79,6%, o terceiro tipo de material reutilizado vem bem atrás. Somente uma em cada duas garrafas de PET (polietileno tereftalato, a embalagem plástica mais usada para refrigerantes) é reciclada. O PET pode ser reaproveitado não só na produção de novas garrafas como também para fazer tapetes de automóveis e piscinas. Além disso, o poliéster é usado na indústria têxtil para confeccionar a camiseta da seleção brasileira de futebol.
"

Fonte: http://mercadoetico.terra.com.br/

domingo, 26 de setembro de 2010

Reciclar tampinhas de garrafa

No site http://www.reciclagemfacil.com.br/ você encontra dicas para reutilizar as tampinhas de garrafa. Como por exemplo pode fazer uma iluminária linda, veja exemplo abaixo:

Reciclar garrafas Pet

Encontrei um site muito interessante http://meumundosustentavel.com/ que fala sobre reciclagem com garrafa Pet. Abaixo algumas informações que encontrei neste site. Vale a pena navegar no mesmo.


Móveis feitos de PET
→ Usos para Casa
  • Aquecedor Solar com Garrafas PET de baixo custo (Link)
  • Coletores de Água da Chuva (Link)
  • Iluminação interna aproveitando a luz solar (Link e Vídeo)
  • Regador Automático para Plantas (Link)
  • Sustentação para Casas (Link)
→ Ferramentas e Utensílios de PET
  • Vassoura com tiras de PET (Link e Vídeo)
  • Saquinhos para guardar coisas (Link)
  • Luminárias e Artesanato (Link)
  • Porta Guardanapo (Link)
  • Porta Lápis (Link)
  • Potinhos, Embalagens (Link)
  • Outros objetos (Link)

segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Reutilizar óleo de cozinha

Para quem quer economizar e ao mesmo tempo cuidar do meio ambiente uma dica é reutilizar o óleo utilizado na fritura para fazer sabão. Veja abaixo duas receitas:

Sabão:

1.Peneire o óleo para retirar os resíduos e impurezas;

2.Aqueça o óleo sem deixar ferver;

3.Use luvas e adicione soda cáustica (350ml para cada litro de óleo);

4.Para dar perfume ao sabão, adicione 1ml de aromatizante ou amaciante.



5.Mexa lentamente durante 20minutos;

6.Deixe descansar por um dia se for cortar em barras;

7.Após uma semana o sabão está pronto para ser usado.

Fonte: Ambiente em foco





Sabão de Erva-Doce


Ingredientes:



5 litros de óleo usado e coado

1 copo americano de fubá

500 ml de detergente líquido de coco

1 litro de soda cáustica líquida

1 litro de água fervente

essência de erva doce



Modo de Preparo:



Em um balde grande, coloque o óleo coado, junte o fubá, o detergente, a soda cáustica e mexa bem. Depois de misturados acrescente a água fervente e a essência de erva doce e continue mexendo por 40 minutos sem parar. Coloque a massa na forma e deixe descansar por dez dias até endurecer. Se for colocar em um recipiente único, corte no formato desejado antes de a barra endurecer completamente.

Receita extraída do site: www.valeverde.org.br.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Meio Ambiente

      O tempo seco está prejudicando cada vez mais a nossa saúde. Em volta do céu se forma uma nuvem cinzenta, não chove mas também não temos ar fresco.

     Precisamos mudar nossas atitudes, o pior que parece ser um assunto tão óbvio mas é perceptível que ainda ha grande necessidade de educação ambiental. Em pleno séc. 21 você anda nas ruas com a sombria aberta para se proteger do sol ainda é motivo de piada dos mal informados que ficam falando "é, acho que vai chover". Temos que nos proteger do sol por causa de nossas atitudes. Degradamos o meio ambiente e ele responde.

     É um absurdo nos dias de chuvas essas inundações devido a tanto lixo jogado pelas ruas, o pior que não só as crianças que jogam, são adolescentes e adultos. Muitos deixam de jogar o lixo na lixeira do seu lado para jogar no chão. Imagina a casa dessa pessoa como deve ser. Precisamos parar de jogar lixo nas ruas, não custa nada guardar para jogar na lixeira mais próxima ou até mesmo na lixeira que está do lado.

     Estamos provando do nosso próprio veneno e poucos estão atentos para isso. Problemas respiratórios, cancer de pele, queimaduras devido a exposição ao sol, tudo isso e muito mais é a natureza rebelando contra nossas atitudes. Temos que agir para nosso próprio bem. Hoje não custa nada, mas amanhã poderá custar muito caro, esse caro vai ferir não só nosso bolso mas, principalmente, a nossa saúde.

    Vamos deixar nosso carro na garagem e ir de carona com um amigo para trabalhar, vamos fechar mais nossas torneiras e reutilizar a água da roupa para lavar o terreiro, o passeio. Vamos reduzir o tempo debaixo do chuveiro; apagar a luz do ambiente que não tem ninguém; abrir as cortinas para a luz do sol entrar ao invés de acender a luz durante o dia. Vamos deixar de utilizar as sacolas de plástico para utilizar as sacolas recicláveis.

     Vamos aplicar os 3Rs: reduzir, reutilizar e reciclar.

     Muitos produtos que compramos, enlatados, por exemplo, é possível reutilizar para guardar mantimentos ou até mesmo para trabalhos artesanais. Vamos mudar nossa atitude. Poucas pessoas fazem pouca diferença mas muitas pessoas a natureza vai agradecer.

    Se você ainda acha que precisa de mais informações sobre o meio ambiente pequise, busque informações, não tenha vergonha. Temos que ter vergonha de destruir a natureza de forma consciente.

Artesanato em madeira e pote de vidro


Meus trabalhos


Bandeja de madeira



Porta recados







Porta objetos de madeira


Porta jóias de madeira


Porta retratos de madeira

Porta batons de madeira


kit bebê de madeira e trabalho em biscuit


Pote de biscoito